O QUE É CATETERISMO CARDÍACO

O QUE É CATETERISMO CARDÍACO.

O CATETERISMO CARDÍACO É UM PROCEDIMENTO NA QUAL É INTRODUZIDO UM CATETER POR UMA ARTÉRIA, EM GERAL A RADIAL ( NA REGIÃO DO PUNHO ) OU FEMURAL ( NA REGIÃO INGUINAL ), INDO EM DIREÇÃO AS ARTÉRIAS CORONÁRIAS, QUE ESTÃO LOCALIZADAS SOBRE O CORAÇÃO E QUE SERVEM PARA LEVAR O SANGUE OXIGENADO PARA O PRÓPRIO MÚSCULO CARDÍCO. ESSE CATETER SE ASSEMELHA A UM “ MACARRÃO “ , COM UM ORIFÍCIO NO SEU INTERIOR. AO CHEGAR NAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS, É INJETADO UM CONTRASTE POR DENTRO DO CATETER E NESSE MOMENTO, É REALIZADO VÁRIAS IMAGENS ( RAIO-X ) , EM VÁRIAS PROJEÇÕES ( POSIÇÕES ), A FIM DE MOSTRAR O ENCHIMENTO DESSAS ARTÉRIAS PELO CONTRASTE. O OBJETIVO É OLHAR AS VÁRIAS IMAGENS ( “ FOTOGRAFIA DAS ARTÉRIAS “) E PERCEBER SE O CONTRASTE PREENCHE CORRETAMENTE TODA ARTÉRIA. AQUELES PACIENTES QUE TEM ALGUMA OBSTRUÇÃO DENTRO DA ARTÉRIA, O CONTRASTE NÃO VAI PENETRAR CORRETAMENTE, MOSTRANDO AO MÉDICO, QUE ALI EXISTE UM PROBLEMA ( FALHA DE ENCHIMENTO ). OU SEJA, UMA OBSTRUÇÃO AO FLUXO DE SANGUE QUE PASSA POR ESTA REGIÃO.
O PROCEDIMENTO É FEITO DENTRO DE UM HOSPITAL, POR UM MÉDICO CARDIOLOGISTA COM ESPECIALIDADE EM HEMODINÂMICA. O PACIENTE É ACOMPANHADO POR UM ANESTESISTA, QUE FARÁ UMA LEVE SEDAÇÃO NO PACIENTE. ALÉM DISSO, O ANESTESISTA FICA MONITORIZANDO O PACIENTE , OU SEJA , CONTROLANDO SUA PRESSÃO, SUA FREQUÊNCIA CARDÍACA, SUA OXIGENAÇÃO E SEU TRAÇADO DE ELETROCARDIOGRAMA.
O PROCEDIMENTO DURA EM TORNO DE 20 MINUTOS, É BASTANTE SEGURO QUANDO REALIZADO EM LOCAL ADEQUADO E COM PROFISSIONAL CAPACITADO.
NO MESMO DIA O PACIENTE RECEBERÁ ALTA DO HOSPITAL.
ESSA DESCRIÇÃO , É PARA O CATETERISMO QUE TEM COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR SE EXISTE ALGUMA OBSTRUÇÃO NAS ARTÉRIAS CORONÁRIAS.
O LAUDO DO EXAME ( ENTRE OUTROS ASPECTOS ) VAI AVALIAR A QUANTIDADE DE OBSTRUÇÕES , O SEU TAMANHO , A SUA LOCALIZAÇÃO. DE ACORDO COM ESTE RESULTADO, O SEU MÉDICO QUE SOLICITOU O EXAME IRÁ PROPOR UM DOS TRÊS TIPOS DE TRATAMENTO RELATADOS A SEGUIR :
1- APENAS MEDICAMENTOSO
2- INDICAR O IMPLANTE DE 1 OU MAIS STENTS ( FEITO POSTERIORMENTE em outro exame de cateterismo ) + MEDICAMENTOSO
3- INDICAR CIRURGIA CARDÍACA.

EM OUTRO TEXTO, COMENTAREMOS SOBRE OUTRAS FUNÇÕES E INDICAÇÕES DO CATETERISMO CARDÍACO !

Comentários
Dr. Bruno Grangeiro

Posted by Dr. Bruno Grangeiro