PORQUE CONSULTAR UM CARDIOLOGISTA?

PORQUE CONSULTAR UM CARDIOLOGISTA ?

O OBJETIVO INICIAL DE UMA AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA É DETECTAR DE FORMA PRECOCE O QUE SERIA O AGENTE FORMADOR DA DOENÇA CARDÍACA, AINDA NUMA FASE BEM INICIAL. GERALMENTE O PACIENTE NÃO TEM SINTOMAS E LEVA UMA VIDA NORMAL.
SABEMOS QUE AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES SÃO A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE NO MUNDO E POR CONTA DISTO, TORNA-SE FUNDAMENTAL IDENTIFICAR OS PACIENTES QUE JÁ TEM PEQUENAS ALTERAÇÕES, QUE AINDA NÃO ACARRETAM SINTOMAS, MAS COM O PASSAR DO TEMPO, IRÃO EVOLUIR , PODENDO LEVAR A UM QUADRO DE INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO OU ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ( AVC ).
ESSAS PEQUENAS ALTERAÇÕES SÃO CHAMADAS DE FATORES DE RISCO. COMO EXEMPLO PODEMOS CITAR : HIPERTENSÃO , TABAGISMO, COLESTEROL ELEVADO , OBESIDADE , SEDENTARISMO, DEPRESSÃO, DIABETES, APNÉIA DO SONO. É COMUM ENCONTRAR NAS “CONSULTAS DE ROTINA”, PACIENTES COM NÍVEIS PRESSÓRICOS ELEVADOS ,COLESTEROL ELEVADO, GLICEMIAS AUMENTADAS , QUE PASSAVAM DESPERCEBIDAS PORQUE NÃO CAUSAVAM SINTOMAS .
O TRATAMENTO PRECOCE DESTAS “ALTERAÇÕES” , SÃO FUNDAMENTAIS PARA PREVENÇÃO DA DOENÇA CARDIOVASCULAR. É A CHAMADA PREVENÇÃO PRIMÁRIA , POIS AINDA NÃO HOUVE UM EVENTO CARDIOVASCULAR. EXISTE TAMBÉM A PREVENÇÃO SECUNDÁRIA, QUE ACONTECE QUANDO O PACIENTE JÁ APRESENTOU UM QUADRO DE ANGINA OU INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO.

PARA AQUELES PACIENTES QUE NÃO FORAM DETECTADOS NENHUM FATOR DE RISCO, A PRINCIPAL ORIENTAÇÃO É MANTER HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS, PARA QUE ESSES FATORES DE RISCO NEM CHEGUEM A APARECER !
NA REALIDADE , ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL É A PEDRA FUNDAMENTAL DE TODO TRATAMENTO E DE TODAS AS PESSOAS QUE PROCURAM “VIVER BEM” E ESTAR PRODUTIVO.
FINALIZO LEMBRANDO QUE MANTER HÁBITOS SAUDÁVEIS, APESAR DE MUITO IMPORTANTE, NÃO É GARANTIA DE QUE SUA SAÚDE ESTEJA PERFEITA. É SEMPRE NECESSÁRIO A AVALIAÇÃO DO CARDIOLOGISTA PARA UMA CORRETA INVESTIGAÇÃO TÉCNICA E UMA ORIENTAÇÃO ADEQUADA.